A chegada da Reforma Tributária, em 1 de janeiro de 2026, representa uma enorme transformação no sistema fiscal brasileiro das últimas décadas. Para as empresas, o desafio não está apenas em compreender as mudanças, mas principalmente em operar com segurança diante de novas regras.
Nesse artigo, vamos explicar a importância do módulo fiscal da Reforma Tributária para garantir a total conformidade na apuração de impostos. Com o módulo, as empresas usuárias poderão manter o controle sobre todos os seus processos fiscais e tributários — desde a apuração até o cumprimento das obrigações acessórias.
Por que as empresas precisam se antecipar à Reforma Tributária
Com o início da Reforma Tributária, o modelo de apuração muda: o pagamento do documento passa a ser um fator determinante para a concessão de créditos tributários.
Por isso, o módulo fiscal ganha relevância exatamente por permitir que a transição, com início em 2027, aconteça de forma segura, evitando retrabalho e riscos jurídicos a partir de dois pilares:
- Colocar em prática a nova forma de apuração
Permite que as empresas tenham visibilidade de como serão os controles para acompanhamento dos créditos em função do novo modelo, que agora define o pagamento do documento como o fator determinante para concessão desse direito.
- Operação assistida
Disponibiliza a possibilidade de coletar dados e acompanhar sua nova forma de operação e, assim, validar se a estrutura, os processos e até os headcounts estimados para operacionalizar a área fiscal tributária a partir da Reforma serão suficientes.

Como o módulo fiscal TOTAL REFORMA simplifica a adaptação à Reforma Tributária
Outro diferencial do módulo fiscal TOTAL REFORMA é a capacidade de suportar a adaptação necessária a processos e controles, com a garantia de performance e de otimização da experiência do usuário.
A tecnologia disponibilizada no módulo tem funcionalidades de:
- Atendimento ao novo sistema tributário e suas regras de apuração e controle.
- Soluções para gestão do Split Payment (pagamento dividido entre o valor da operação e o valor dos tributos).
- Verificação de compensações de crédito.
- Cockpit de gestão de documentos.
- Cockpit de formação de base da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Benefícios diretos para as empresas que adotam o módulo TOTAL REFORMA
As empresas que já se preparam para a Reforma Tributária estão, certamente, se tornando mais ágeis a partir de benefícios que podem ser mensurados a partir do momento da adoção do módulo fiscal:
- Capacidade de gerar relatórios fiscais em conformidade imediata com as exigências da Reforma Tributária, já em janeiro de 2026.
- Agilidade operacional, pois os cockpits geram insights para tomada de decisões estratégicas.
- Governança integral e consistência dos dados apurados.
- Foco maior na execução das estratégias de negócios.

Preparação para o futuro tributário com o módulo fiscal TOTAL REFORMA
A adequação à Reforma Tributária não é mais uma questão de “se acontecer”, mas de “quando vai acontecer”. Por esse motivo, mais do que atender à lei, o módulo fiscal é um diferencial com potencial de ampliar a eficiência operacional e a competitividade de mercado.
Para ajudar sua empresa a se preparar para a Reforma Tributária, validar processos fiscais e, principalmente, operar em conformidade, a SOLUTIO disponibiliza o módulo fiscal TOTAL REFORMA, que trabalha em conjunto com qualquer solução fiscal do mercado.

