O Brasil possui a segunda maior carga tributária da América Latina. Prova disso é o tempo médio gasto para declaração de todos os impostos: enquanto a média mundial é de 325 horas, a média brasileira é de 2600 horas dedicadas a essa tarefa.
Por conta disso, o BPO Fiscal (Business Process Outsourcing) vem ganhando força, pois torna-se uma excelente opção para empresas com foco no aumento da produtividade, na otimização de processos e, em contrapartida, na redução de custos.
Afinal, ter uma equipe totalmente dedicada às questões fiscais e tributárias torna-se bastante oneroso, aumentando os custos operacionais. Sobretudo em momentos de crise e diante de um mercado instável, implementar o BPO Fiscal tende a gerar uma economia significativa, além de garantir que o trabalho seja feito por profissionais experientes e gabaritados, o que confere maior foco, segurança e escalabilidade para empresas que desejam garantir o sucesso do programa de compliance.
>>> Leia também:
Outsourcing fiscal no SAP: por que é uma tendência?
Apontado como solução estratégica, o BPO Fiscal auxilia a empresa a dedicar mais tempo e esforços ao seu core business.
Com a terceirização de diversos processos dentro do escopo fiscal, é possível melhorar o processamento das informações e o cruzamento de dados através de análises e relatórios disponíveis diariamente.
No entanto, nem todos os processos fiscais devem ser terceirizados. A recomendação é de que o Planejamento Tributário e a Inteligência Fiscal permaneçam na empresa, com o BPO sendo aplicado apenas para processos operacionais.
>>> Confira o artigo:
Tax as a Service ou BPO? Entenda as diferenças
Confira a lista de todos os processos que podem ser aplicados por meio do BPO na área fiscal:
Impostos estaduais:
Impostos municipais:
Confira na imagem abaixo os modelos de BPO Fiscal e quais obrigações atendem:
Além de contribuir com a melhoria de processos internos, o BPO Fiscal permite que a empresa se torne mais competitiva frente a um mercado cada vez mais exigente, pois ao focar na atividade fim do negócio, o nível de qualidade e eficiência aumenta.
Mas esses não são os únicos benefícios do outsourcing na área fiscal. A empresa que investe em BPO também encontra as seguintes vantagens:
O apoio ao planejamento tributário é tido como uma das principais vantagens do BPO Fiscal, onde a redução dos custos, apesar de ser facilmente observada, não é o principal fator de decisão para que a empresa adote o modelo.
O conhecimento dos profissionais e a tecnologia envolvida fazem com que os ganhos em eficiência na gestão das atividades sejam muito mais relevantes.
Ao assumir as atividades relativas à apuração dos impostos, entregas das obrigações acessórias e aprimoramento dos processos, a SOLUTIO permite que a empresa obtenha um aumento da produtividade e da qualidade das informações, com mais foco no negócio.
Além disso, nossa solução permite a melhoria contínua do ciclo de produção de informações fiscais, que inclui pessoas, processos e sistemas.
Entre as principais melhorias estão:
Como resultado, a empresa alcança os seguintes ganhos e benefícios:
Aproveite e
saiba mais sobre a parceria entre SOLUTIO e Brunner Digital para o compliance de dados.
Receba as atualizações mais importantes para as áreas fiscal e tributária do Brasil.