Compliance fiscal e inteligência artificial no ambiente SAP: uma perspectiva integrada

Compliance fiscal e inteligência artificial no ambiente SAP: uma perspectiva integrada

A inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma força revolucionária em diversos setores, incluindo o fiscal, em que se destaca a importância do compliance. Este cenário é ainda mais relevante no contexto do SAP, por se tratar de uma plataforma líder em sua categoria globalmente. 


A IA já está transformando a maneira como interagimos com a tecnologia, com exemplos como o Waze e os sistemas de atendimento ao cliente via Chatbot e WhatsApp. No ambiente empresarial, esta tecnologia oferece soluções inovadoras. Algoritmos avançados e aprendizado automático integrados ao SAP permitem a análise de grandes volumes de dados, facilitando a identificação de padrões e tendências que são cruciais para o compliance fiscal.


Embora o Brasil ainda esteja avançando na disponibilidade de ferramentas fiscais específicas nativas do SAP, já existem softwares para consulta de legislação e jurisprudência, bem como para saneamento de cadastro, que são capazes de cruzar informações de maneira eficiente. Estas aplicações, embora não totalmente disponíveis no mercado, são passos importantes para a plena integração da IA nos ERPs para fins fiscais.


Segundo
estudo realizado pela PWC, o Brasil hoje gasta 1.958 horas no processo de atualização das regras, geração dos Speds, apuração dos impostos etc. Levando em consideração apenas os Brics, a China faz a mesma coisa em 142 horas, a Rússia em 168 horas, a África do Sul em 210 horas e a Índia em 276 horas. A média mundial é de 236 horas.


Com a promulgação da Reforma Tributária, espera-se um aumento nas demandas de tempo e recursos para o compliance fiscal. Neste contexto, a integração da IA ao SAP se torna fundamental para as empresas, ajudando a minimizar os impactos da reforma e garantindo uma gestão fiscal mais eficiente e em conformidade com as novas regulamentações.

De que forma a IA no compliance fiscal pode beneficiar a área tributária, facilitar e agilizar processos?

De que forma a IA no compliance fiscal pode beneficiar a área tributária, facilitar e agilizar processos?

Em atividades repetitivas. Nesses casos, quando há decisões e regras pré-configuradas, a inteligência artificial é aplicada para fazer a conciliação dos dados. A depender do tipo de empresa, pode haver mais ou menos conciliação. Uma empresa que utiliza um produto fiscal embarcado 100% dentro do ERP SAP tem menos conciliação de dados, já outra que utiliza uma ferramenta fora do SAP vai ter mais conciliação de dados.


O uso da IA vai trazer usabilidade e flexibilidade na interface do usuário. Isso significa que será possível diminuir sua interface e, a partir das regras pré-configuradas, os dados serão cruzados rapidamente para a obtenção das informações necessárias. Além disso, será possível manter a legislação sempre atualizada com a criação de APIs que buscarão as atualizações em bases do governo. 


As empresas já estão trabalhando no desenvolvimento de meios para fazer a captação das informações atualizadas da legislação e inserir em uma base para que os dados possam ser consumidos. O que existe hoje é a atualização automática das tabelas de impostos e a automatização do recebimento de gestão de documentos fiscais, que é a mais utilizada. 


Quando a empresa recebe um documento eletrônico como uma nota fiscal modelo 55, o arquivo está em formato XML, que está em conformidade com todas as regras, de forma que pode ser inserido no banco de dados. Quando se trata de uma nota fiscal de serviço, muitas são disponibilizadas via web service ou em PDF. Nesses casos, a inteligência artificial “aprende” sobre esses novos formatos sem a intervenção do usuário e acontece a validação dos impostos com os dados extraídos dessas NFs. 


A geração de impostos ainda não usa IA, mas conta com regras pré-configuradas que permitem a integração entre fiscal e contábil. 


Já as obrigações acessórias, a partir da aplicação da IA, serão atendidas dentro do SAP, facilitando o cruzamento de dados e a auditoria digital a partir do aprendizado das movimentações.

Como a SOLUTIO pode ajudar?

Estamos em um momento de grande virada tecnológica, assim como foi o advento da internet. A inteligência artificial será um importante divisor de águas. Por isso, as empresas e os profissionais da área precisam estar preparados para poder utilizar e discutir como a IA vai impactar o cotidiano.


A SOLUTIO conta com mais de 70 especialistas dedicados a mais de 80 soluções fiscais, que são utilizadas em mais de 5.000 CNPJs em operação. Já são mais de 120 produtos entregues, garantindo um aumento de 30% na produtividade.


Temos profissionais preparados e experientes em soluções fiscais para auxiliar e orientar as empresas a enfrentar os desafios que surgirão e, principalmente, se beneficiar com a chegada de soluções fiscais baseadas em IA. Essas, trarão mais eficiência, agilidade e informações para melhorar a governança e o compliance no cumprimento das obrigações tributárias.


Para saber mais assista ao vídeo abaixo ou entre em contato com nossos especialistas.

Share by: