A SOLUTIO Soluções Fiscais SAP teve a honra de participar uma vez mais do Fórum de Gestão Fiscal & SPED 2024 , marcando presença com estande e palestras que esclareceram pontos importantes para ter no radar com a Reforma Tributária que irá impactar a realidade de muitas empresas.
Esse evento anual se consolida como um dos mais importantes para profissionais da área fiscal e tributária no Brasil. Realizado nos
dias 12 e 13 de agosto, o evento é uma plataforma essencial para discussão das principais atualizações, desafios e tendências no campo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), bem como aprofundamento do tema da Reforma Tributária. Reconhecido pela sua abrangência e pela alta qualidade dos debates, o fórum oferece uma oportunidade única para atualização profissional, networking e capacitação técnica.
O fórum deste ano abordou uma série de tópicos críticos que refletem as mudanças e inovações no cenário fiscal brasileiro. Entre os principais temas destacaram-se:
Discussões detalhadas sobre a implementação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços), que visam substituir a complexa estrutura tributária atual por um sistema mais simplificado e eficiente.
Palestras sobre a aplicação de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e blockchain, na gestão fiscal. Estes debates destacaram como essas ferramentas podem reduzir custos e melhorar a eficiência tributária.
Exploração de soluções para automatizar processos fiscais, garantir conformidade e gerenciar grandes volumes de dados fiscais. As discussões incluem estratégias para integrar sistemas legados e a utilização de cloud computing para a gestão tributária.
No estande da SOLUTIO, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer nossas soluções fiscais voltadas para a automação e compliance fiscal que trabalham 100% dentro do SAP. Nossos especialistas subiram à plenária e abordaram temas essenciais como:
“Reforma Tributária: o que muda no dia a dia na área fiscal das empresas”
Luiz Ribeiro, P.O. & SOLUTIO Architect na SOLUTIO, explorou os principais impactos que podem surgir no dia a dia da área fiscal durante a transição da Reforma Tributária, apresentando uma análise detalhada das exigências que podem ser afetadas pelas mudanças propostas. O destaque foi para os aspectos que irão impactar as demandas do Fisco e as estratégias para se adequar ao novo cenário regulatório. (leia mais)
“BPO Fiscal como estratégia para enfrentar os desafios da Reforma Tributária”
A Gerente Tributária da CS Brasil (Grupo SIMPAR), Claudia Paulino, a convite da SOLUTIO, abordou como o BPO Fiscal surge como uma estratégia essencial e robusta para as empresas enfrentarem os desafios impostos pela Reforma Tributária, que irá exigir adaptação rápida e eficiente. Nesse sentido, ela ressaltou que o BPO Fiscal proporciona especialização, redução de custos, eficiência operacional, gestão de riscos, flexibilidade, planejamento estratégico, transparência e capacitação contínua. Ao adotar o BPO Fiscal, as empresas podem se adaptar de maneira mais eficiente às novas exigências legais, garantindo conformidade e otimizando suas operações fiscais. Ela apresentou os inúmeros benefícios que o grupo SIMPAR obteve após o início da utilização do BPO Fiscal da SOLUTIO, bem como, esse serviço será um grande aliado para enfrentar os desafios da Reforma Tributária. (saiba mais)
“Descomplicando o Futuro: O impacto da inteligência artificial generativa na área fiscal”
Nosso sócio-diretor, Estéfano Rebelato de Almeida, trouxe exemplos de casos práticos na aplicação da inteligência artificial generativa no setor fiscal, explorando como essa tecnologia poderá simplificar processos complexos, automatizar tarefas repetitivas e proporcionar insights valiosos por meio da análise de grandes volumes de dados. Ressaltou por fim como a IA pode descomplicar a gestão tributária e transformar desafios em oportunidades de eficiência operacional.
“Reflexo da Reforma Tributária nas sociedades cooperativas do agronegócio”
A convite da SOLUTIO, Marcelo Geraldelli, Controller da Coopercitrus, destacou como a Reforma Tributária apresenta grandes desafios para as sociedades cooperativas do agronegócio, incluindo o aumento da carga tributária, a complexidade administrativa, a insegurança jurídica e as dificuldades na manutenção da equidade na distribuição de resultados.
O Fórum de Gestão Fiscal & SPED 2024 serve como um indicativo claro das tendências que moldarão esse setor nos próximos anos, com destaque para: a digitalização e automação; a simplificação tributária e a necessidade de capacitação contínua dos profissionais do setor, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimentos e a adaptação às mudanças constantes no cenário tributário.
Não é apenas uma oportunidade para se atualizar sobre as últimas novidades no campo tributário, mas também para se preparar para o futuro, adotando práticas e tecnologias que definirão a gestão fiscal nos próximos anos.
A SOLUTIO foi patrocinadora oficial e demonstrou, uma vez mais, seu compromisso com a inovação e excelência em serviços fiscais, reforçando sua posição de liderança em soluções fiscais e compliance.
Receba as atualizações mais importantes para as áreas fiscal e tributária do Brasil.