Para adequar seus processos à complexa realidade brasileira, empresas recorrem a soluções adicionais a seus ERPs - acrescentando uma nova camada de automação e segurança aos processos fiscais.
Lidar com as questões fiscais no dia a dia de uma grande empresa demanda atenção, e se feito de forma incompleta ou equivocada, gera outros custos também. No Brasil a atenção deve ser dobrada já que a carga tributária é elevada e o regramento complexo. Para diminuir os riscos e o tempo gasto, a tecnologia se torna uma grande aliada quando o assunto é reduzir custos na área fiscal.
Apesar de não ser exatamente uma novidade, a aplicação de soluções tecnológicas na área fiscal pode soar incomum para alguns. Na realidade, ao longo dos últimos anos, tanto o governo federal quanto os governos estaduais no país vêm implementando projetos de modernização fiscal a fim de controlar as informações, ampliar a cobertura e inibir fraudes.
Por consequência, as empresas têm se preparado da mesma forma, digitalizando e automatizando processos a fim de ganhar produtividade e minimizar erros.
Para adequar seus processos à complexa realidade brasileira, empresas recorrem a soluções adicionais a seus ERPs - acrescentando uma camada adicional de automação e segurança aos processos fiscais definidos no TDF ou no ACR.
Assim, podem automatizar cálculos e entradas de informações relativas às diversas categorias e alíquotas fiscais definidas nas diferentes esferas da administração pública brasileira.
Reconhecendo a qualidade e segurança de um seleto grupo de aplicações, a própria SAP homologa soluções fiscais como os produtos da SOLUTIO
No mercado, existe uma gama de recursos disponível para empresas, porém algumas destas soluções são na realidade externas ao SAP, o que costumam demandar uma supervisão maior do processo, que passa a rodar em paralelo em bases de dados diferentes.
Quando a solução fiscal roda em bancos de dados separados da origem, todos os ajustes ou alterações que ocorrerem no processo precisam ser encaminhados também à fonte de origem, o que gera retrabalho e pode gerar duplicidades, com perda de performance e risco de inconsistências.
A implantação de uma solução fiscal interna ao SAP otimiza de fato a gestão fiscal com segurança e performance, sem sair do ERP e acessando diretamente os bancos de dados de origem. Assim o fluxo de dados é realizado em tempo real, com total segurança e não há perda ou inconsistências durante os processos.
Para entender as vantagens em aderir à Solução Interna Fiscal ao SAP, listamos treze benefícios de utilizar este tipo de sistema:
Com o objetivo de garantir cobertura total às exigências e recomendações de governança e compliance de empresas em operação no Brasil, nossos produtos podem ser contratados de forma modular, de acordo com as demandas e capacidades de seu projeto.
Receba as atualizações mais importantes para as áreas fiscal e tributária do Brasil.