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Tax as a Service ou BPO? Entenda as diferenças

Conheça os serviços oferecidos pelo Tax as a Service e pelo BPO e entenda quais são as diferenças entre as duas soluções.

Aumentar a produtividade, reduzir custos, alavancar a lucratividade… Essas são apenas algumas das razões para as empresas estarem cada vez mais interessadas no BPO Fiscal (Business Process Outsourcing) , que em tradução livre significa “terceirização dos processos de negócios”. Ultimamente, um novo serviço conhecido como Tax as a Service (TaaS) também vem ganhando certa notoriedade. Entretanto, é importante conhecermos as diferenças entre essas duas soluções.

O BPO Fiscal já não é uma novidade. Trata-se de uma solução estratégica que auxilia a companhia a dedicar mais tempo ao seu objetivo principal ( core business ). Afinal, com a terceirização de alguns processos do escopo fiscal, é possível aperfeiçoar o processamento das informações e o cruzamento de dados por meio de análises e relatórios que são disponibilizados diariamente. Quer ficar por dentro de todos os detalhes sobre este tema? Clique aqui .

Vale ressaltar que a indicação é que nem todos os processos fiscais sejam terceirizados . O ideal é que o Planejamento Tributário e a Inteligência Fiscal, por exemplo, permaneçam sob comando da empresa, com o BPO sendo utilizado apenas para processos operacionais. E é aí que fica a principal diferença com o Tax as a Service .

Por que o BPO é diferente do Tax as a Service?

O filósofo e pensador russo Mikhail Bakhtin e seu círculo de estudiosos afirmavam que a língua é viva . Para eles, a língua é viva porque é um diálogo contínuo entre os sujeitos sociais e, então, está sujeita aos processos normais pelos quais passam todos os seres vivos: existem palavras que nascem, algumas se modificam e outras morrem .

Mas, afinal, o que isso tem a ver com o BPO Fiscal e o TaaS? Bom, na verdade quase tudo. Isso porque essas duas soluções são muito próximas, já que ambas oferecem a terceirização dos processos fiscais do negócio. A diferença está na dependência que o modelo TaaS gera em relação ao fornecedor.

Algumas empresas já utilizavam o termo TaaS para descrever seu modelo de trabalho, no qual o cliente terceiriza toda a área fiscal, deixando inclusive seus registros e inteligência fiscal nas mãos da prestadora de serviço.

Acontece que, com cada vez mais empresas adotando o modelo de assinatura, que no mercado de tecnologia popularizou o termo SaaS (Software as a Service), outros nichos passaram a adotar nomenclatura parecida.

Na área fiscal, o termo TaaS passou então a ser disputado. Com isso, algumas empresas aproveitaram a oportunidade para afirmar que ofereciam este determinado serviço , já que o termo estava sendo muito bem utilizado no mercado. Porém, a tarefa oferecida era, na verdade, a mesma do BPO. Mas, então, qual a real diferença entre esses serviços? Como já dito anteriormente, o BPO é um processo de outsourcing que melhora os processos internos, mas mantém os dados em posse do cliente , dentro do ERP ( Enterprise Resource Planning ), que é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável às informações da empresa.

Já a implementação do Tax as a Service no SAP, por outro lado, é feita de modo que os cálculos dos tributos sejam realizados em um serviço totalmente externo que “se apossa” dos dados do cliente, que acaba se tornando extremamente dependente do serviço a longo prazo , o que pode virar um problema no futuro. Portanto, é importante entender qual o grau de terceirização desejado para a sua empresa, já que a nomenclatura do tipo de serviço pode levar ao erro.

Vantagens do BPO para a área fiscal

Primeiramente, é importante relembrar que o Brasil é o país que mais exige tempo para o pagamento de impostos , segundo informações divulgadas pelo Banco Mundial. De acordo com o levantamento, o tempo médio mundial para declaração é de 325 horas, enquanto a média brasileira é de 2600 horas .

Esse é um dos motivos para o BPO Fiscal ganhar cada vez mais força, já que o serviço vira uma excelente opção para as empresas focarem no aumento da produtividade, na otimização dos processos e na redução de custos . Em meio a um mercado cada vez mais competitivo e exigente, concentrar-se na atividade principal da companhia é essencial.

Abaixo, confira algumas vantagens oferecidas pela solução:

  • implantação de novos processos e tecnologias que reduzem os custos internos;
  • maior controle na transformação de custos fixos em custos variáveis;
  • redução de erros nas declarações e, consequentemente, do risco fiscal;
  • emissão automatizada de relatórios.

E na sua empresa, o BPO Fiscal já é uma realidade?

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