Saiba mais sobre as TaxTech, empresas que auxiliam sua companhia em soluções tecnológicas para a área tributária e como a SOLUTIO pode ajudar a diminuir os custos da operação fiscal e ter uma gestão de tributos muito mais eficiente.
Você já deve ter ouvido o termo TaxTech, certo? Você sabe o que é uma TaxTech e como essa tecnologia tem feito a diferença na gestão fiscal?
Para começar é importante a gente entender o significado do nome. A sigla, originária do inglês - Tax significa imposto e Tech vem de tecnologia - serve para definir empresas que oferecem soluções de tecnologia para a área tributária, que abrange a apuração dos impostos e entrega das obrigações acessórias para o fisco.
Essas empresas oferecem aos clientes um suporte na gestão fiscal, auxiliando no gerenciamento efetivo eficiente e ágil e para evitar erros nos processos de apuração de impostos a pagar, multas por atrasos, ou processos por sonegação.
A SOLUTIO, com sólido conhecimento fiscal de mais de 20 anos de trajetória em relacionamento digital com o Fisco e 10 anos de implantação de projetos SAP, se destaca no universo das TaxTech. É uma empresa que aposta na inovação como instrumento fundamental da jornada de transformação digital, contando com controles inteligentes que promovem uma melhoria contínua na experiência dos clientes.
O Brasil conta com um dos mais complexos sistemas tributários do mundo, o que impacta diretamente o caixa das empresas. Por isso, esse é um tema abrangente e delicado, sobretudo quando se fala em gestão. Devemos considerar que um dos maiores desafios é o custo efetivo que a empresa tem para cumprir a legislação, evitando justamente erros e garantindo a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Um ponto importante a ser observado é a imagem da empresa: que pode ser prejudicada, ao ser enquadrada como devedora ou sonegadora de impostos.
Mas dentre esses desafios, um ponto positivo se destaca: o Brasil é exemplo de inovação em termos de digitalização de processos fiscais. Com isso, todos ganham: as empresas conseguem simplificar esses processos diminuindo erros e evitando multas e processos e garantindo uma agilidade maior no cumprimento das obrigações; já o governo, consegue um controle mais efetivo sobre as suas receitas, dando mais eficiência à fiscalização.
A informatização dos documentos fiscais é uma tendência global e o Brasil se destaca com o projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado, que representou uma das mais relevantes inovações nesse sentido.
E é justamente aí que entra a importância da parceria de uma TaxTech como a SOLUTIO. Ela atua na realização da adaptação dados fiscais para o universo digital de forma eficiente, com soluções inteligentes que trazem ótimos resultados e diminuem as chances de erros, que podem comprometer a empresa.
Com a implantação de um projeto desenvolvido pela SOLUTIO é possível alcançar um relevante avanço tecnológico na gestão fiscal e, em paralelo, vencer o desafio trazido pela adaptação às novas exigências geradas pela constante mudança na legislação.
Você deve estar se perguntando: então como consigo realizar uma transformação digital tributária eficiente na minha empresa? Para que isso se concretize a contento, você precisa estar atento a alguns pontos fundamentais:
Para começo de conversa, é fundamental entender como funcionam os processos tributários da sua organização, ou seja, quais são as demandas e obrigações que devem ser cumpridas, de que forma as notas fiscais eletrônicas são emitidas, dentre outras. Só assim você conseguirá planejar a transição que deverá ser feita para implantar soluções que darão suporte a esse processo.
Olhar para a área não apenas como um setor que gera custos à empresa é o primeiro caminho. Isso porque, com a adoção de ferramentas tecnológicas, a área pode passar a agrupar dados vitais e será fonte de informações para tomadas de decisão importantes e estratégicas.
Ainda que, com a adoção de tecnologia, os processos passem a ser automatizados, é fundamental acompanhar de perto os processos digitais. Assim, dá para encontrar possíveis erros e acertá-los, especialmente no processo inicial de adaptação.
Usar soluções integradas com os sistemas da Receita Federal, como o e-Social, SPED e o sistema de emissão de documentos eletrônicos é fundamental, pois agiliza processos e libera seus colaboradores para outras questões mais analíticas dentro do setor tributário.
A adoção de processos tecnológicos digitais no universo tributário está bem avançada no Brasil. As empresas que ainda não adotaram soluções voltadas ao propósito da transformação digital, devem estar bem atentas a essas mudanças, as quais podem gerar ganhos altamente importantes.
Receba as atualizações mais importantes para as áreas fiscal e tributária do Brasil.