Com a proximidade da entrega da Escrituração Contábil Digital - ECD, muitas empresas ficam preocupadas com possíveis autuações da Receita Federal do Brasil (RFB).
Também não é para menos, pois segundo o último
Relatório Anual de Fiscalização, houve um aumento de 40% nos números de autuações em 2022 comparado com o ano anterior.
Por isso, o compliance fiscal se faz cada vez mais necessário, a fim de evitar envio de dados para o fisco de forma errada e com informações inconsistentes entre os diversos arquivos digitais encaminhados à RFB.
No entanto, não adianta apenas possuir sistemas de auditoria entre os variados arquivos (por exemplo: cruzar as informações da ECD com as demais obrigações acessórias, como ECF, DIRF e EFD Reinf, etc). O que uma empresa necessita, de fato, é ter um compliance fiscal ativo, com um sistema dentro da base de dados do seu ERP. Um sistema que faça a geração das informações diretamente dentro do ERP.
Sistemas na nuvem e sistemas satélites que estão fora do seu ERP são elos fracos de uma corrente prestes a arrebentar. Assim, muitas empresas, com medo das autuações e outras implicações que declarações inconsistentes podem gerar, acabam tendo horas e horas de retrabalho, bem como gastos intermináveis de recursos para “cruzar” e checar informações antes do envio ao fisco, justamente por não possuírem um compliance fiscal adequado.
Apresentamos o SAP Total Compliance, uma solução fiscal abrangente desenvolvida para SAP ECC e SAP S/4HANA, que atende todas as exigências fiscais impostas pelo governo brasileiro.
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Através de um cockpit intuitivo para as apurações e validação automática de documentos fiscais, proporciona uma visão consolidada de todas as informações relevantes para a apuração, além de permitir ajustes flexíveis e integração completa com SPEDs.
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Por Flavio Ortencio
Sócio-Diretor na SOLUTIO
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